O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é uma ferramenta que possibilita a avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde – através de um conjunto de indicadores – com o objetivo de medir a performance das empresas no mercado.
Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são representados pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela ANS, com base nos dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
Desde 2015, diversas ações foram implementadas para tornar o Programa mais atualizado e alinhado com outras iniciativas de promoção da qualidade, que vêm sendo desenvolvidas dentro da Agência. A revisão do PQO resultou na publicação da Resolução Normativa (RN) nº 386, de 9 de outubro de 2015, que reformulou o escopo do Programa e alterou suas 4 (quatro) dimensões de avaliação:
Qualidade em Atenção à Saúde
Garantia de Acesso
Sustentabilidade no Mercado
Gestão de Processo e Regulação
Fonte: adaptado de Relatório da Qualificação das Operadoras 2017 – ANS